quinta-feira, 3 de julho de 2008

Um resgate de valor

Finalmente resgataram do cativeiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), a franco-colombiana Ingrid Betancourt.
Ex-candidata à presidência da Colômbia, Betancourt havia sido seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002. Mais de seis anos depois, ela foi libertada ao lado de outros 14 reféns, entre eles, três americanos e 11 militares.
As informações são do ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos.
De acordo com o ministro, os reféns passam bem. Os resgatados já teriam chegado na base militar de Toleimada, no centro do país. Lá, eles seriam recebidos pelo presidente Álvaro Uribe.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, parabenizou o governo colombiano pelo resgate e disse que um avião sairá da França, onde mora a família de Ingrid, que vai ao encontro da prisioneira mais importante que estava em poder das Farc.
Juan Manuel Santos deu detalhes da operação de resgate feita nesta quarta, dia 02. Segundo ele, o Exército Colombiano se infiltrou dentro das Farc e enganou os guerrilheiros, dizendo que os levariam ao encontro do chefe máximo rebelde, Alfonso Cano.
Segundo o Ministério da Defesa Colombiano, outros 400 reféns devem estar mantidos em cativeiro pelos guerrilheiros. Mas este resgate deu forças a Uribe nas próximas eleições. E já são uma mostra do enfraquecimento da guerrilha no país. Além do fracasso do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que pretendia fazer prestígio internacional ao tentar participar da operação de resgate.
Apesar de estar bastante debilitada, com suspeitas de malária e hepatite B, Ingrid poderá desfrutar da liberdade que lhe fora roubada há seis anos.
Nascida em Bogotá, Ingrid Betancourt estudou por muitos anos em Paris e hoje está com 46 anos.
Espero que daqui pra frente os outros reféns também possam ser resgatados e que isso seja uma amostra do enfraquecimento da guerrilha armada no mundo!

Nenhum comentário: