quarta-feira, 23 de julho de 2008

Nelsinho e o primeiro Piquet; quer dizer pódio

Em 1978, Nelson Piquet estreava na Fórmula 1 no Circuito de Hockenheim, na Alemanha.
30 anos depois, seu filho, Nelson Ângelo Piquet, o Nelsinho, subia ao pódio pela primeira vez na ainda precoce carreira e na mesma pista onde seu pai estreou.
E tudo graças à sorte (se é que pode se dizer assim) da batida do alemão Timo Glock e que ocasionou a entrada do Carro de Segurança (Safety Car).
Nelsinho parou nos boxes com sua Renault no exato momento da batida. Os demais pilotos pararam depois e Piquet se aproveitou disso para ganhar várias posições.
A vitória ficou com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Nelsinho foi o segundo.
McLaren essa aliás que sobrou na pista e será investigada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por sua extraordinária competência
Mesmo com a estratégia errada, de manter seu piloto na pista, o carro da equipe inglesa disparava na pista e rapidamente recuperava as ultrapassagens perdidas.
Agora Hamilton lidera o campeonato com 58 pontos, 4 a mais que Felipe Massa, da Ferrari, o terceiro na corrida.
Mas o mais feliz, sem dúvidas alguma, era Nelson Ângelo Piquet.
Largando em 17°, ele jamais imaginara chegar onde chegou.
Mas não se enganem.
Batidas como a de Timo Glock, não ocorrem em toda prova.
Até ocorrem, mas nem sempre o piloto tem a "sorte" de parar na mesma hora.
A próxima corrida será no dia 03 de agosto, na Hungria.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Queda em grande estilo

A Miss EUA Crystle Stewart se desequilibra ao descer um degrau no palco do Miss Universo (Foto: Reuters)
Apesar de toda elegância, foi impossível evitar o tombo.
A Miss Estados Unidos, Crystle Stewart, perdeu o equilíbrio ao descer um degrau do palco do Miss Universo, disputado na noite do último domingo (13) em Nha Trang, no Vietnã.
Ao errar o passo, Stewart caiu, quase sentando no chão .
Desapontada, Crystle não tirou o sorriso do rosto, e seguiu adiante no palco, certa de que a essa altura, o título já estava longe de seu alcance.
Ah, só para lembrar: a mulher eleita a Miss Universo 2008 foi a venezuelana Dayana Mendoza, de 22 anos.
Como prêmio, recebera uma coroa avaliada em 120 mil dólares, criada por uma joalheria vietnamita.
A representante do Brasil, a gaúcha Natália Anderle não chegou a se classificar entre as 15 finalistas do concurso.
A segunda colocada foi a Miss Colômbia, com a Miss República Dominicana em terceira.
Só lamento o fato de Dayane Mendoza provavelmente ter que receber os cumprimentos do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, quando retornar ao seu país de origem.
Às vezes ser Miss Universo não é fácil...
Para ver as fotos da Miss Universo 2008, acesse: http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF60335-5602,00.html


quarta-feira, 9 de julho de 2008

Trocando TPM por pódio

Folha de S.Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2008
Enquanto avaliava as fichas das jogadoras da seleção de vôlei durante os treinos no CT de Saquarema, Zé Roberto descobriu uma bomba-relógio. Os dados mostravam que a maior parte da equipe iria menstruar bem no meio da Olimpíada, em agosto.
Para evitar que dores, treinos mais lentos, irritação e sensibilidade em excesso prejudicassem a busca pelo pódio, o treinador decidiu agir. Com o uso de pílulas anticoncepcionais, irá fazer com que nenhuma de suas pupilas fique menstruada durante a estadia em Pequim.
A comissão técnica da equipe já monitorava os ciclos das jogadoras. Esta, porém, é a primeira vez que interfere diretamente na menstruação.
“Muitas delas sentem bastante incômodo. Não seria bom que isso ocorresse bem nessa época. Quero tomar todas as providências possíveis para que possamos fazer o melhor em Pequim”, diz Zé Roberto.
O controle será feito principalmente com o uso de pílulas anticoncepcionais. Algumas atletas usarão o medicamento de forma ininterrupta até o fim dos Jogos, emendando uma cartela na outra. Assim, não haverá variação do nível hormonal que leva à menstruação. Outras irão antecipar o fluxo interrompendo a ingestão das pílulas antes do prazo.
A ponta Sassá é uma das atletas que mais sofrem com sintomas pré-menstruais e dores. Ela já perdeu uma série de treinos, inclusive na seleção, por estar sem condições físicas.
“Tenho muitas cólicas no primeiro dia de menstruação. Isso me atrapalha, fico de cama”, afirma. “Acho superimportante esse controle. Iniciei o tratamento para a cólica. O objetivo é que todas estejam bem na Olimpíada e não ter ninguém de TPM ou mau humor.”
A convivência nos treinos já fez as jogadoras criarem mecanismos para evitar atritos por causa dos sintomas da tensão pré-menstrual. Segundo alguns estudos, mulheres que convivem muito juntas tendem a menstruar no mesmo período. Só no grupo do Grand Prix, o Brasil tem 14 atletas.
“A gente já percebe os sintomas só de olhar para a cara da pessoa ao acordar. Tentamos respeitar quem gosta de ficar calada, dar força para quem está com dores e não estourar com as mais irritadas. Temos de nos segurar pelo bem do grupo”, afirma a ponta Mari.
Meu comentário: Agora percebem o sacrifício dessas atletas para conquistarem um lugar no pódio em Pequim?
Realmente não é fácil, temos que entender.
E o mínimo que podemos fazer é ficarmos aqui, na torcida, para que essas meninas não entrem em crise (ou tensão) e conquistem, se possível, a medalha de ouro.
Mas aqui vai um alerta para outras atletas do sexo feminino.
Algumas marcas de anticoncepcional podem dar positivo no exame antidoping.
O motivo é que podem conter a substância noretindrona, que no organismo se transforma em um derivado do esteróide anabólico nandrolona.
Para que isso seja evitado, é necessário a consulta com algum especialista.

O alerta é dado por Eliana Zucchi, coordenadora do ambulatório de ginecologia do esporte da Unifesp.

A lista de marcas que podem levar a teste positivo está no livro do Comitê Olímpico Brasileiro, sobre o uso de medicamentos no esporte.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Gol relâmpago

Início de partida.

Posse de bola da Portuguesa.

De repente o time do Vitória rouba a pelota e marca um gol aos 9 (NOVE) segundos de jogo.

Portuguesa 0 x 1 Vitória.
O placar final terminou 2x1 pro clube baiano.
Também pudera, um gol relâmpago, e ainda depois de uma roubada de bola.
Faça-me o favor.
É pedir para perder o jogo mesmo!

Vaidade fatal

Muitos rapazes, na ânsia de querer impressionar as garotas (e também a si mesmos) cometem exageros, quase sempre cruéis e perigosos.
O mais recente exemplo disso é o jovem pintor goiano, Julieber Costa.
Ele começou a frequentar uma academia. De repente, apareceram expressivos músculos. Isso levou cerca de oito meses, segundo o próprio Julieber.
A família começou a estranhar o fato. Principalmente a mãe, Silvia da Costa.
Ela afirma que não achava o filho musculoso, porém inchado, principalmente o rosto.
Julieber começou então a sentir dores e inchaço no braço direito. Foi encaminhado ao hospital Santa Casa, no município de Catalão. Apenas três dias depois de internado e submetido a uma cirurgia, ele confessou o uso de anabolizantes.
De acordo com a mulher dele, Ana Paula Santos, eram produtos para tratamento de bois e cavalos. Ela não sabia se ele aplicava sozinho ou se aplicavam nele. Ela acredita que a informação foi buscada pela internet e um rapaz vinha de Uberlândia, levar a "encomenda".
O estado de saúde de Julieber piorou e foi transferido para Goiânia. Mas os médicos de lá não conseguiram conter a infecção na região do braço onde o anabolizante foi aplicado. Os rins pararam de funcionar e ele morreu domingo (06), após uma parada cardíaca.
“O quadro evoluiu para óbito devido a essa própria infecção e à própria substância injetada no organismo. Nós não sabemos que droga foi injetada, mas nós sabemos e fazemos um alerta que todas essas drogas são nocivas ao organismo”, afirmou Sebastião de Abreu, diretor do Hospital de Urgências de Goiânia.
A academia onde o jovem treinava estava fechada na segunda (07). Segundo a Vigilância Sanitária, o local não tinha autorização para funcionar. O corpo de Julieber foi enterrado no final da tarde.
Essa vaidade que muitos rapazes têm, em começar a ganhar músculos, impressionarem garotas e tudo mais, é legal. Mas é feito sem o menor conhecimento do perigo.
Céus! Onde vamos parar? Injetar anabolizantes para bois e cavalos?
Tudo isso pela pressa de aparecer os resultados.
Frequentar uma academia, praticar exercícios é importante, recomendo até.
Desde que seja moderadamente e sempre, sempre com o auxílio de um instrutor, ou como diriam os mais cultos: personal trainer.
Até quando essa inocência, ignorância diria, continuará a matar desse jeito?
Às vezes a falta de bom senso também ajuda...

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Fica para uma outra vez


Há anos não se via o Maracanã tão lotado
Milhares de torcedores do tricolor das Laranjeiras, com apenas um pensamento: "Eu acredito!"
O Fluminense havia perdido a primeira partida no Equador, em Quito, por 4x2. Portanto precisaria vencer a LDU por três gols de diferença para ser campeão.
Mas quem quer sonhar com o título da Libertadores, não pode tomar um gol logo aos cinco minutos.
O Fluminense tomou.
Guerrón fez ótima jogada pela direita e cruzou para Bolaños livre, marcar e jogar um balde de água fria na frenética torcida presente ao estádio.
Mas nem a torcida e muito menos o Fluminense se entregaram.
Washington, dentro da pequena área, perdeu talvez a chance mais clara de marcar do clube durante todo o torneio. Esse gol fez falta. Não fosse Thiago Neves, sem dúvida o homem do jogo, marcar três gols, as penalidades máximas não passariam de sonho.
Aos 12 minutos ele arriscou de fora da área e empatou a partida. O time carioca precisaria bem mais para ser campeão, tanto que aos 20 minutos o atacante Dodô já estava no aquecimento. Aos 28, em rápida cobrança de lateral, Júnior César lançou para Cícero. Este cruzou rasteiro para Thiago Neves colocar o Flu na frente do placar e dar nova cara ao jogo. Ainda teriam todo o segundo tempo pela frente para chegar ao marcador que levaria à prorrogação, ou aos pênaltis.
Na volta do intervalo, o técnico Renato Gaúcho colocou Dodô no lugar de Ygor. Com isso, Cícero jogou mais recuado. E foram de Dodô, irritado com a reserva, as melhores chances do Fluminense no começo do segundo tempo.
Aos 11 veio o terceiro tento. Em cobrança de falta, mais uma vez ele, Thiago Neves, marcou o gol do empate na soma dos resultados: 5x5.
Com isso, o jogo se arrastava para a prorrogação. E aí, os times já cansados, pouco produziram.
Veio então, as penalidades máximas, onde brilhou a estrela do goleiro equatoriano Cevallos. Ele defendeu as cobranças de Conca, Thiago Neves (herói e vilão da partida) e Washington (bastante apagado no jogo). Cícero foi o único a marcar.
Os jogadores da LDU desperdiçaram apenas uma cobrança, defendida pelo goleiro Fernando Henrique (que não era o ex-presidente) e marcaram outras três, fechando o placar em 3x1 em favor da LDU.
Era o fim do sonho de uma conquista inédita para os cariocas.
Aliás, foi inédita, ao país do Equador que garantiu vaga ao Mundial de Clubes no fim do ano, no Japão.
Agora o Fluminense precisa mostrar forças para superar essa dor. A dor do quase. E se reabilitar a tempo, pois ocupa a última posição no Campeonato Brasileiro, único torneio que restou ao clube no resto do ano.
Jogadores deverão partir. E a vida continua.
Nem sempre os melhores (ou quem investe mais) acabam campeões.
Crédito da foto: www.globoesporte.com

Um resgate de valor

Finalmente resgataram do cativeiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), a franco-colombiana Ingrid Betancourt.
Ex-candidata à presidência da Colômbia, Betancourt havia sido seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002. Mais de seis anos depois, ela foi libertada ao lado de outros 14 reféns, entre eles, três americanos e 11 militares.
As informações são do ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos.
De acordo com o ministro, os reféns passam bem. Os resgatados já teriam chegado na base militar de Toleimada, no centro do país. Lá, eles seriam recebidos pelo presidente Álvaro Uribe.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, parabenizou o governo colombiano pelo resgate e disse que um avião sairá da França, onde mora a família de Ingrid, que vai ao encontro da prisioneira mais importante que estava em poder das Farc.
Juan Manuel Santos deu detalhes da operação de resgate feita nesta quarta, dia 02. Segundo ele, o Exército Colombiano se infiltrou dentro das Farc e enganou os guerrilheiros, dizendo que os levariam ao encontro do chefe máximo rebelde, Alfonso Cano.
Segundo o Ministério da Defesa Colombiano, outros 400 reféns devem estar mantidos em cativeiro pelos guerrilheiros. Mas este resgate deu forças a Uribe nas próximas eleições. E já são uma mostra do enfraquecimento da guerrilha no país. Além do fracasso do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que pretendia fazer prestígio internacional ao tentar participar da operação de resgate.
Apesar de estar bastante debilitada, com suspeitas de malária e hepatite B, Ingrid poderá desfrutar da liberdade que lhe fora roubada há seis anos.
Nascida em Bogotá, Ingrid Betancourt estudou por muitos anos em Paris e hoje está com 46 anos.
Espero que daqui pra frente os outros reféns também possam ser resgatados e que isso seja uma amostra do enfraquecimento da guerrilha armada no mundo!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Moda macabra

29 de março de 2008, São Paulo.

Um caso choca o país.

Uma menina, Izabella Nardoni, de apenas seis anos, é morta ao ser atirada da janela do apartamento onde morava.

Os principais suspeitos do crime são o pai, Alexandre Nardoni e a madrasta, Ana Carolina Jatobá.

O casal segue preso, enquanto aguarda julgamento.

30 de junho de 2008, Curitiba

Passado exatos três meses, um novo caso assombroso se repete.

Um bebê de oito meses é atirado pela própria mãe, da janela do apartamento.

Segundo a família, Tatiane Damiani, mãe da menina prestes a completar um ano, tinha problemas mentais e há 13 anos fazia tratamento para depressão.

Apesar de ser diferente do caso Izabella, onde a consciência parecia prevalecer, nada justifica os dois fatos. Creio que prisão seria pouco para eles.

Isso me lembra uma velha frase sempre dita por minha mãe: "Deus dá asas a quem não sabe voar".

Quantos casais lutam por anos para conseguirem ter um filho(a), no entanto a natureza não os ajuda?

E de repente, encontramos crianças sendo mal-tratadas quando apanham sem necessidade, abusadas sexualmente em algumas ocorrências. Isso quando não chegam ao absurdo extremo de assassinarem tais criaturas que deveriam ser abençoadas.

Eu realmente me revolto quando vejo casos assim. É impossível não se revoltar.

Mas sei que ainda encontrarei algo assim na profissão que escolhi exercer (Jornalista).

Por isso preciso descobrir um jeito de não me surpreender mais com isso...

Não consigo,

Sou humano e penso que ainda tenho coração...

Tolerância zero, será que pega?

A nova lei do Contran, é clara quando diz que não será tolerado nenhum teor alcoólico na pessoa em que estiver dirigindo.

Até quando isso vai durar, ninguém sabe.

Em matéria veículada no Jornal Nacional de terça-feira, 1° de julho, a repórter Gioconda Brasil fez alguns testes nas ruas.

No primeiro, o jovem André Gomes comeu cerca de sete bombons recheados com licor. O bafômetro nada apontou.

Na sequência, Marcelo Camargo fez o teste com um anti-séptico bucal à base de álcool. Também foi aprovado. Mas segundo um fiscal do Detran de Brasília, o produto pode até disfarçar o hálito do motorista, mas não irá enganar a fiscalização facilmente.

Uma pessoa com altura de 1,80m e pesando 100 Kg, será denunciado pelo bafômetro ao beber um copo de cerveja, porém estará dentro do nível tolerado: 0,1mg por litro de ar expelido.

Em uma pessoa com altura e peso menores, essa quantidade fará diferença. E é por isso que os motoristas devem tomar cuidado, pois a partir de agora, é tolerância zero.

“Não é a resolução do Contran que vai dar início à vigência da lei, ela já está em pleno vigor, o índice, a tolerância é realmente zero, quem beber não deve dirigir”, alertou Alfredo Peres da Silva, presidente do Contran.

Não creio que essa lei dure muito tempo. Pode até durar, mas será difícil fiscalizar todos os motoristas.

Isso certamente irá diminuir alguns acidentes, mas eles continuarão existindo. A melhor solução no momento, é aquela velha frase de propaganda de cerveja: "Se beber, não dirija". Frase apenas dita porque a lei exige, do contrário, teríamos mais motoristas embriagados por aí.

Quem agradece essa medida, são os taxistas, que certamente irão lucrar com tudo isso. Alguns bares começaram a contratar motoristas para levarem os que abusarem do álcool. Por um lado, de um jeito ou de outro, novos empregos estão sendo criados, tudo graças à bebida.

Um drink à ela!

Um inédito campeão da Libertadores!

Hoje, às 21h50, no estádio do Maracanã (provavelmente com cerca de 80 mil pessoas presentes) conheceremos um estreante no quadro de campeões da Taça Libertadores da América.

Tanto o tricolor Fluminense, quanto o equatoriano LDU (Liga Deportiva Universitária), jamais ergueram o troféu mais cobiçado do continente.

Os equatorianos, mais experientes na competição, embora sem nenhum título, estão em vantagem. Venceram o primeiro duelo, em Quito, por 4x2.

Como não existe mais aquele negócio de gol qualificado (quando o gol marcado fora de casa tinha peso dois), o Fluminense começará o jogo em desvantagem de dois tentos.

O clube carioca, cuja única participação na competição havia sido no longínquo ano de 1985, precisará, portanto, vencer por três gols de diferença para erguer o troféu. Vitória por apenas dois gols, leva a disputa à prorrogação e consequentemente, os pênaltis.

E todos nós sabemos como esse negócio de penalidade máxima é sofrido.

Para não correr esse risco, o técnico Renato Gaúcho terá à disposição os atacantes Washington e Dodô. Esse último com menos chances de começar jogando, pois nos últimos jogos sempre vem começando na reserva.

Mas se eu pudesse sugerir, começaria com os dois. Washington é um centro-avante nato, daqueles de ficar centrado dentro da grande área. Dodô, que sempre quando entra marca gols, já é um atacante de mais movimentação, e pode ser uma grande ajuda no ataque das Laranjeiras.

Independente de quem começar, é certo que o Fluminense irá pra cima o tempo todo. Até porque, ganhar uma Libertadores é mérito de poucos.

São poucos ainda os que conseguem ganhar como jogador e treinador. E Renato Gaúcho, campeão continental e mundial como jogador do Grêmio em 1983, tentará ser o primeiro brasileiro a conseguir tal feito!

Vamos torcer para que isso aconteça!!!