segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Nem a fé evita desabamentos

O teto da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo desabou na noite deste domingo matando até o momento em que escrevo esse post cerca de oito pessoas e deixando mais de 90 feridos no Cambuci, Zona Sul de São Paulo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 600 pessoas estavam no local no momento do desabamento. Número este que não foi confirmado pela Igreja Renascer.
São usados cães farejadores na procura por pessoas debaixo dos escombros.
A Igreja Renascer em Cristo, criada em 1986, possui adeptos famosos como o jogador Kaká, do clube italiano Milan e que casou em 2005 no mesmo local em que neste domingo à noite teve o teto desabado.
Ao todo existem cerca de 1.500 templos da Igreja Renascer no Brasil, América Latina e também nos Estados Unidos.
Os fundadores, Estevam e Sonia Hernandes, respondem a processo na 1ª Vara Criminal de São Paulo por lavagem de dinheiro em organização criminosa. No final do ano passado, o casal tentou sem êxito arquivar a ação impetrando um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outro no Supremo Tribunal Federal (STF). Em ambos os casos os magistrados consideraram o pedido descabido.
Os dois chegaram a ser presos em janeiro de 2007, após serem flagrados com dinheiro não declarado ao tentar entrar nos Estados Unidos. Parte do dinheiro estava escondida dentro de um fundo falso de uma Bíblia. Na Flórida, eles chegaram a ser presos depois de serem acusados e condenados. Atualmente, o casal cumpre regime de liberdade vigiada naquele país.
O governo brasileiro já pediu a extradição do casal, mas ainda não recebeu resposta do governo norte-americano. Os fundadores da Renascer também já recorreram ao STF para não serem extraditados para o Brasil, mas o habeas corpus também foi negado.
Não quero me apegar às acusações de lavagem de dinheiro que são feitas aos dois fundadores de uma das religiões mais conhecidas no país. Mas um fato é certo, se possuem tanto dinheiro assim (obviamente oriundo dos inocentes fiéis) poderiam pelo menos terem feito uma reforma no prédio, já bastante envelhecido. Teria evitado todo esse desastre que nem a fé deu conta de parar...

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho um receio muito grande dessa coisa de Igreja... isso pq Deus é santo, mas tudo que é feito pelo Homem está sujeito a erros e pecados. É no mínimo estranho isso que aconteceu... quem sabe seja um sinal...

Parabéns pelo texto Bruh! Te gosto muito!

Anônimo disse...

A fé não é párea para a persistente irresponsabilide humana, Bruno...