O estado do Paraná terá a terceira Universidade Federal, a primeira em Foz do Iguaçu. Trata-se da Unila - Universidade Federal de Integração Latino-Americana - a qual pretende fortalecer as bases culturais, científicas e tecnológicas para o desenvolvimento nacional e ampliar a participação do Brasil no mercado internacional.
A confirmação do município como sede foi feita pelo Ministério da Educação (MEC). A Unila terá como meta beneficiar 10 mil estudantes em cursos de graduação, mestrado e doutorado, sendo 50% desses alunos oriundos do Brasil e a outra metade dos países Latino-Americanos. A proposta é dividir o quadro dos 500 docentes entre profissionais de todos os países da região, sendo constituído de 250 professores permanentes (efetivos) e de 250 professores temporários (visitantes).
Os cursos ministrados na Unila serão, preferencialmente, em áreas de interesse mútuo dos países membros do Mercosul, com ênfase em temas envolvendo exploração de recursos naturais e biodiversidades transfronteiriças, estudos sociais e lingüísticos regionais, relações internacionais e demais áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional. As aulas serão bilíngües.
O projeto também cria 456 cargos para a instituição: 250 de professor da carreira de Magistério Superior; 67 de técnico-administrativo de nível superior; 139 de técnico-administrativo de nível médio. Cria, ainda, os cargos de Reitor e Vice-Reitor no âmbito do Ministério da Educação. O orçamento anual previsto para custos de pessoal e custeio quando a instituição estiver plenamente implementada, daqui a quatro anos, será de R$ 135,9 milhões.
Esse será um grande avanço para esta cidade de tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). Quem ganhará com isso será a população de Foz do Iguaçu, pois com a chegada de milhares de estudantes e professores, o consumo na cidade irá aumentar, movimentando assim a economia do município. Cabe aos candidatos a prefeito daqui, olharem para esse futuro próximo e começar a fazerem um planejamento para Foz se mostrar preparada a receber todos esses benefícios.
Mais do que a criação de uma Universidade, isto faz parte de um projeto de lei e já fora assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A arquitetura do prédio ficará a cargo de ninguém menos do que Oscar Niemeyer. Pelo menos o desenho já fora feito pelo arquiteto centenário. Se ele estará vivo para ver a obra terminada, aí já será uma outra história...